segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Página Web da tradicional Festa das Nações

www.guaira.pr.gov.br/festa

Mais um trabalho realizado na Assessoria, um site com um conteúdo totalmente voltado para a festa tradicional no município e tem seu auge apenas uma vez por ano, quando o site bomba em acessos antes da festa e depois coloco a cobertura fotográfica, além de se ir criando um belo banco de imagens deste evento.

Baseado também em CMS Joomla.

A festa em 2010 esteve em sua 34ª edição e para que vcs entendam um pouquinho sobre o evento vai uma breve história .


Festa das Nações, 34 anos de história

34 anos de festaEm 1977, um ano após o início do funcionamento do Lar São Francisco de Assis, na época dirigido por Mário Ferraz, aconteceu uma reunião de voluntários com o objetivo de promover a instituição com recursos financeiros e sensibilizar a comunidade para os problemas sociais do município.
A reunião foi promovida por Suemy Aparecida Eloy Foletto, na ocasião diretora da entidade, e contou com a participação de senhoras e professoras da comunidade. A comissão da I Festa das Nações foi formada pela presidente, Maria Luiza de Souza Lima; coordenadora geral, Suemi Eloy Foletto; tesoureiro geral, Natal Meirelles; apoio, Terezinha Peixer e Silvia Borges Meirelles.
Naquela época foi idealizada uma festa folclórica, com danças e comidas típicas para congregar as diversas etnias que integram a população guairense.

A primeira edição foi realizada na avenida Coronel Otávio Tosta, defronte a antiga Igreja da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes. O prefeito Kurt Walter Hasper mandou fazer um tablado para apresentações artísticas e sete pequenas barracas cobertas com plástico para que as colônias servissem as refeições típicas de cada nação. Por sugestão da professora Terezinha Peixer, o evento ganhou o nome de Festa das Nações.

Coordenaram as barracas, algumas tradicionais famílias guairenses. Mario e Hilda Nunes, família Murata, Jamil Farhat e esposa, Laura Vanin, Enelita e Erminio Vendrus-colo, Eliete de Oliveira, Estela Rodrigues, Leonilda Carneiro, Eládio Closs e esposa, Anita Hasper, Vânia Tourino, Valdir e Marlê Fernandes, Rafael e Jeanete Kotowiski, Magna e Arnaldo Lombardo.
Pela falta de espaço, em 1978 a Festa das Nações foi realizada na Praça Duque de Caxias até 1991, quando foi inaugurado o Centro Náutico Recreativo Marinas - construído pela Itaipu Binacional e cedido em comodato ao município.

Com uma área aproximada de 300 mil m², foram erguidos sete pavilhões em estilo colonial e uma estrutura de teatro com palco e arquibancada com capacidade para cinco mil pessoas sentadas.
A abertura da festa encanta todos os anos pela presença de um numeroso público que aguarda pelos shows artístiscos, pirotécnico e pelas apresentações das candidatas a Rainha da Festa das Nações, que representam em trajes típicos as sete colônias que tocam o maior evento beneficente do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário