domingo, 29 de agosto de 2010

Conceito de Meme no Marketing tradicional e o digital

Quando o evolucionista inglês Richard Dawkins propôs, em 1976, o conceito de meme - uma inovadora percepção de que idéias se espalham e evoluem por algoritmos semelhantes aos que regem o comportamento dos genes - formou-se uma ponte entre a evolução biológica e a evolução cultural.

O aspecto mais polêmico deste conceito é sua implicação de que as idéias podem invadir a sua mente independente de sua vontade, sugerindo que uma idéia pode parasitá-lo.

 Assim, do mesmo modo que alguns vírus entram em um corpo e pode inserir genes virais no DNA humano, idéias podem invadir mentes e alterar o comportamento de seus proprietários- uma metáfora sem sentido, segundo muitos críticos, pois a cultura é, ou deveria ser, mais complexa do que um conjunto de idéias competindo e evoluindo, como se fosse uma reserva da vida selvagem.

O Objetivo do Marketing é obter e manter clientes, não somente na comercialização, mas também na realização. Ele engloba o conjunto de atividades de planejamento, concepção e concretização, que buscam a satisfazer as necessidades dos clientes, através de produtos/serviços existentes ou novos.

Na internet não é muito diferente, é preciso planejar as ações coordenadas e eficientes, o consumidor é o mesmo, com desejos e necessidades iguais, a internet na verdade abriu as portas para que as pessoas sejam elas mesmas e se reúnem conforme seus desejos tiram suas dúvidas, opinião, assuntos que não poderiam ser tratados com o marketing tradicional.

Cabe ressaltar que atualmente o poder das marcas não está mais nas mãos das empresas, mas sim nas mão do consumidor, que em poucos minutos pode detonar a insatisfação de uma experiência negativa com o produto ou serviço, através de um post em um blog ou um vídeo no YouTube, e isso irá repercurtir a rede toda. Dessa forma, as empresas precisam estar cientes que, mesmo elas querendo ou não, existem consumidores falando bem ou mal da sua marca na internet. Por essa razão que os novos profissionais de marketing precisam estar conectados, ser usuários ativos e não passivos, entender e participar das redes sociais, vivenciar a mudança que está acontecendo, ter conhecimento técnico para saber como usar essas ferramentas em benefício da empresa, seja para fazer uma campanha de um novo produto, avaliar a satisfação do cliente com sua marca ou até mesmo para identificar problemas internos ou externos da empresa.

Ou seja, o marketing continua o mesmo, só precisando ser adaptado ao ambiente, que no caso seria a internet, ainda mais visionário, as redes sociais.

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